sexta-feira, 26 de abril de 2013

AULA DE QUÍMICA DO PROFESSOR BRANDO COM O 1º ANO B












Nesta aula o professor Brando trouxe o laboratório de química para a sala de aula, confira o relato da aluna Karen Travassos sobre a experiência realizada.
"Esse experimento é chamado de Aquecimento e hidratação do sulfato de cobre, onde foi colocado o sulfato de cobre pentaidratado no béquer e aquecido sobre a chama da lamparina misturando-o com a espátula. No inicio ele passou pela transformação exotérmica liberando a energia térmica ( perdeu a hidratação, ou seja a cor), depois desse procedimento o fogo foi apagado, e deixamos o béquer esfriar por alguns segundos, depois que o béquer já estava frio, foi adicionado algumas gotas de água, com isso o experimento esquentou e houve uma reação por conta da água misturada ao sólido contido no béquer onde ele voltou ao seu estado normal".

quarta-feira, 24 de abril de 2013

LÍNGUA INGLESA: O PASSAPORTE DO PRESENTE

TENHA O MUNDO AOS SEUS PÉS

Célio Roberto Vieira
É inegável que a Língua Inglesa   tornou-se a ponte de acesso para o mundo, assim fica cada vez mais necessário dominar esse tão importante idioma.  Com a globalização, dominar o inglês é algo fundamental. Além do mais, é a comunicação internacional, a língua dos estudos, das viagens, dos negócios, enfim, a língua como um passaporte para o mundo.
Atualmente temos clareza da importância de aprendermos essa língua, porém sua presença tem feito parte de nossas vidas de maneira crescente, não importando se você domina ou não ele está em toda parte. Se você vive nesse planeta, provavelmente já viu ou se deparou com essas palavras: “jeans, shopping center, pet shop, lan house, pit stop, pen drive, notebook, laptop, palmtop, internet, web site,  download, delivery, baby, stress, fast food, fashion, e-mail, messenger, outdoor, hot dog, milkshake, light, hamburger, drink, happy hour, diet, light, fitness,  show, rock, design”, isso prova que não importa o quão leigo você se sinta, o inglês está aí  pra ficar e temos que acompanhar essa  evolução  quer queira ou não .
Hoje, o mundo se comunica através deste idioma. Um bom exemplo disso é o acesso a Internet que se popularizou fazendo parte da vida das pessoas de todas as classes sociais, além do mais, é a principal  ferramenta utilizada pelas empresas. No mercado de trabalho , o Inglês  tornou-se um passaporte  para a conquista da maioria das vagas . Inúmeras vezes, ouvimos  alguém dizer: “Perdi a oportunidade, pois não sei Inglês”. Isso é uma verdade “ nua e crua” , não importa se o candidato usaria o inglês ou não,  simplesmente pelo fato  de saber  já é um diferencial em seu currículo. Pesquisas  revelam que o salário de uma pessoa que domina o inglês é de 30% a mais em relação aos demais.
 Muitos querem dominar esse idioma, mas poucos realmente estão preparados para dedicar-se a   aprender outra língua.  Não existem métodos milagrosos, nem escolas excepcionais ( ou marcas de escolas)  que o tornarão um “expert” em Inglês em pouco tempo. Na realidade é um estudo onde exige muito esforço e dedicação, vontade de querer aprender cada vez mais.
 Apesar de curiosos no assunto disserem que não é possível aprender um idioma sem primeiro morar  em um pais oficial da língua, isso não faz sentido, pois podemos estar em outro pais sem sair de casa. Isso se chama tecnologia: internet. 
 Atualmente há inúmeras opções que favorece esse aprendizado: a secretaria de educação do estado de São Paulo, oferece cursos de inglês a distância para alunos do Ensino Médio que estão interessados em aprofundar o conhecimento na língua, todavia, não há um interesse estrondoso, pois a ideia de fazer um curso de inglês “on-line” assusta um pouco os alunos. Entretanto, os jovens também pode utilizar outros recursos como filmes, músicas e livros que sejam de seu interesse, ou seja, algo que você goste e que dê prazer em estudar.  
O Brasil vive a euforia de estar à beira de uma invasão de estrangeiros nos próximos anos e  está correndo atrás do lucro  incentivando os brasileiro a se especializarem urgentemente, o que quando se tratando de dominar um idioma é bastante complicado.  Apesar de haver muitos profissionais com Inglês, a maioria se enquadra no nível básico para o intermediário, portanto ter fluência nesta língua ainda é um diferencial bastante competitivo para conseguir postos mais altos.
Em suma, é cada vez mais necessário dominar essa língua para ter mais oportunidades nesse mundo tão competitivo. Saber ou saber, esta é a questão.
Célio Roberto Vieira
Professor de Inglês estadual e municipal-  pós graduado em Língua e Literatura

segunda-feira, 22 de abril de 2013

CONSELHO 1º BIMESTRE


PROJETO: XADREZ


















Esse projeto é desenvolvido pelos professores de Ed. Fisica Mauro kondo e João, com o objetivo de estimular o gosto pelo xadrez, já que é um jogo que desenvolve o raciocínio dos alunos entre outras coisas.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

POETAS LOUCOS


O objetivo dos “Poetas Loucos” é percorrer (invadir literalmente) os ambientes da escola e outros locais para surpreender declamando e encenando poemas e poesias de poetas consagrados e assim os alunos entram em contato com público expondo poemas como: “O amor é fogo que arde sem se ver” de Camões, “Canção do exílio” de Gonçalves Dias, “É tarde demais” de Clarice Lispector, entre outros.
As declamações são feitas em diversas línguas: inglês, francês, espanhol e português dando vida às obras e encantando o público.
O grupo é composto por 17 alunos do 3º Ensino Médio, da E E João A. Alexandre, Guapiara-SP,  entre eles dois violeiros com a orientação do prof. Célio Roberto Vieira.